O dia em que um povo demitiu sua presidente…

Um mar de gente tomou conta da Praça da Liberdade hoje! Um mar de gente que foi lá para protestar contra um governo incompetente, corrupto, arrogante e mal intencionado. Contra uma presidente despreparada, inexpressiva, sem carisma, caricatura mal acabada de uma gestora eficiente, cuja falsa imagem construída especialmente para ela, não conseguiu disfarçar toda a pequenez de sua estatura política e administrativa. Um engodo histórico que apenas um populista como o Lula (e em um país como o Brasil) seria capaz de produzir.

Um mar de gente ocupou todas as ruas da Savassi. Pessoas de todas as classes (como eu sinceramente não esperava ver), de todas as raças e de todos os credos. Pessoas que cantaram o Hino Nacional com uma emoção que poucas vezes vi. Pessoas que se manifestaram com a consciência de que o governo Dilma acabou hoje, pela força de um povo. Há um bom tempo não sinto tanto orgulho por ser brasileiro. Há muito tempo não me sentia esperançoso como voltei a me sentir agora. Esperança não apenas no impeachment e no fim do mais desastroso governo que este país já teve. A minha esperança está renovada em virtude do povo brasileiro. Porque, quando entendermos que o comportamento de nossos governantes depende muito do nosso próprio comportamento, estará acesa a luz no fim do túnel pela qual tanto ansiamos. Quando entendermos que, por mais incompetente e corrupto seja o nosso governo, eles irão depender sempre do nosso aval e da nossa postura, não mais nos será possível qualquer tipo de acomodação. Nossos governantes preferem contar com a nossa passividade mas ficam encurralados quando deixamos clara a nossa indignação. E isso foi feito hoje em BH e em várias cidades do Brasil. Foi feito no Rio com um milhão de pessoas nas ruas. Está sendo feito agora em São Paulo com quase dois milhões de pessoas na Paulista. Pessoas que não receberam um centavo para se mostrarem indignadas. Não receberam lanches e nem um pãozinho sem mortadela. Todos nós fizemos hoje, simplesmente, a maior manifestação popular de que se tem notícia no Brasil!

Uma página muito importante da história deste país foi escrita hoje. Que seja apenas uma entre muitas ainda a serem escritas! Que a gente possa continuar provando para a quadrilha que ocupa, por enquanto, o governo deste país, que os filhos do Brasil estão atentos e jamais fugirão à luta!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário