– Bom dia, caro ouvinte da Atualíssima, a rádio que coloca em debate os temas mais importantes do país. Hoje, dia em que comemoramos a proclamação da República, queremos dar voz a duas vertentes de um Brasil polarizado. Para isso, convidamos duas pessoas de ideologias antagônicas. Podemos começar com a senhora, D. Ilma?
– Pode ser.
– D. Ilma, como a senhora avalia o atual governo nas áreas política e econômica?
– Ah, meu filho, um desastre, não é? Veja o preço das coisas. A inflação tá fora de controle. Mais de 10%. Cada vez que eu vou no supermercado pago mais e levo menos. Os juros não param de subir, o país não cresce. Minha cidade tá cheia de mendigos pelas ruas, o povo passando fome, muita gente desempregada, e…
– E a senhora acha que a culpa é do governo federal, né?
– Sr. Messias, o senhor também terá chance de expor seus argumentos. Peço-lhe que não interrompa sua colega.
– Obrigada. Aproveito pra dizer que a culpa é do governo sim. Só aumenta os gastos e a dívida pública, e ainda por cima empurra com a barriga despesas que seriam obrigatórias – as tais pedaladas que todo mundo tá comentando.
– Tudo invenção dessa imprensa vendida, D. Ilma. Não tem nada de errado nisso.
– Sr. Messias, se o senhor continuar interrompendo sua colega, vou ser obrigado a cortar seu microfone.
– Obrigada, mais uma vez. E tem mais: esse governo só pensa na eleição. Não falta dinheiro pra compra de votos no congresso e nem pra compra de votos do próprio povo, disfarçada de bolsa-isso, bolsa-aquilo.
– A senhora quer que a população morra de fom…
– Prossiga, D. Ilma, o microfone do Sr. Messias foi cortado.
– Basta ver com quem esse governo está alinhado. Todas as figuras mais nefastas e corruptas da política brasileira estão ao lado dele. E disseram que fariam diferente. Tem que ser muito burro pra acreditar.
– Sr. Messias, agora é sua vez de falar.
– Eu acho que a D. Ilma não diria tantas bobagens se parasse de assistir à Globolixo e ler esses jornalecos que só olham o lado ruim da coisa.
– E qual é o lado bom, Sr. Messias?
– O lado bom é que o país mudou, que o governo está trabalhando muito, apesar do período complicado que o mundo enfrenta, que tem gente honesta comandando o país, que…
– Honesta?? O que não faltam são denúncias de corrupção.
– D. Ilma, agora peço que a senhora também respeite a fala do seu colega.
– Para de se informar pela imprensa, D. Ilma. Só falam mentiras. Querem acabar com um governo eleito democraticamente. Não respeitam a decisão das urnas e não deixam ninguém governar. Depois ainda reclamam.
– Bom, nosso tempo já se esgotou. Quero agradecer aos nossos debatedores do dia, e a você ouvinte, sempre ligado na nossa programação. E, lembre-se, no ano que vem acompanhe conosco a cobertura completa das Olimpíadas Rio2016. Quem sabe esse grande evento não será prenúncio de anos melhores, mais prósperos, e de mais sensatez e coerência para todos os brasileiros. Será que estou sonhando demais?