Essas semanas atribuladas…

20230421_111854

A semana atribulada não me impediu de assistir às imagens do ministro do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Imagens que, coincidentemente, haviam sido colocadas sob sigilo de 5 anos pelo próprio governo. Imagens que já estavam à disposição dos investigadores desde que os fatos aconteceram. Imagens, portanto, inéditas apenas para a população brasileira.

A semana atribulada não me impediu de acompanhar a repercussão do caso. Lula exonerou seu amigo próximo, como se sua participação no evento tivesse sido novidade para o presidente. Alexandre de Moraes exigiu que o general fosse interrogado imediatamente, como se as imagens jamais tivessem sido disponibilizadas ao STF. A PF está tomando, neste momento, o depoimento do agora ex-ministro, como se até hoje não tivesse notado que ele estivera presente no local da invasão. Se não estamos assistindo a um festival de hipocrisia, governo, PF e STF dão um atestado de imensurável incompetência.

A semana atribulada não me impediu de ver que os bolsonaristas aproveitaram a divulgação dos vídeos para tentar jogar toda a responsabilidade do 8 de janeiro no colo de Lula. Como se o bando de golpistas que invadiram Congresso, STF e Planalto tivessem se dirigido à Praça dos Três Poderes justamente para impedir que o patrimônio público fosse depredado. Como se todos os presos pelo envolvimento na barbárie fossem inocentes injustiçados. Isso depois de meses acampados em frente aos quartéis clamando por um golpe militar. Mais um festival de hipocrisia – e, claro, de imensurável burrice de quem é capaz de acreditar nesse tipo de versão.

A semana atribulada não me impediu de sentir vergonha alheia ao ver políticos e jornalistas passando pano para os evidentes novos indícios que devem ser investigados. A grande vergonha, entretanto, veio ao constatar que poucos querem que toda a verdade seja revelada. A maioria busca apenas se ater aos fatos isolados que corroborem suas narrativas. E assim seguimos.

As semanas atribuladas, entretanto, têm me impedido de conhecer muitos brasileiros que estão pouco se lixando para o que acontece na política brasileira. Hoje descobri que uma influencer com inacreditáveis 43 milhões de seguidores presenteou o marido cantor com um jatinho personalizado. Nunca tinha ouvido falar em nenhum deles.

Às vezes – só às vezes -, a ignorância pode ser uma bênção.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário