Papo reto…

images.jpeg-22

Nos últimos dois anos, muitos dos meus textos foram compartilhados em sites e perfis que defendem a volta de Lula à presidência. Refiro-me, naturalmente, às crônicas que satirizam e denunciam os absurdos praticados pelo atual governo. Sim, concordamos neste ponto: Bolsonaro é um desastre sem precedentes na história do país. A um ano das eleições de 2022, entretanto, acho importante ressaltar também nossas diferenças. Garanto a você, caro leitor petista, que não são poucas.

Sei, por exemplo, que de nada vale o seu apoio quando condeno as manobras para se burlar o teto de gastos, para se prorrogar o pagamento dos precatórios, para se turbinar um novo bolsa-família em pleno ano eleitoral. Lula já declarou ser a favor de tudo isso e, se puder, você irá a ajudá-lo a implodir as contas públicas do país.

Sua aversão à submissão vergonhosa a que figuras como Carla Zambelli e Bia Kicis se submetem é falsa. Gleisi Hoffmann e Maria do Rosário fizeram isso a vida toda e você sempre as aplaudiu.

Sua indignação diante das grosserias, da intolerância e do machismo do atual presidente é seletiva. Quando algum defensor ferrenho do PT age da mesma forma, você o apoia ou – na melhor das hipóteses – finge que não vê.

Seu asco perante os frequentes elogios que Bolsonaro e seus asseclas fazem a ditadores e ditaduras também não se sustenta. Se assim fosse, você não admitiria quaisquer homenagens a alguns dos maiores genocidas da história, tão comuns no dia-a-dia de seu partido.

Sua incredulidade diante de uma massa de fanáticos gritando “eu autorizo”, e pregando o fim das instituições democráticas, tampouco é real. Quando sua turma invade universidades, propriedades privadas e órgãos de imprensa, você é o primeiro a chamar os movimentos de “ocupações democráticas”.

Seu ódio das rachadinhas, desvios e demais indícios de enriquecimento ilícito do presidente é, no mínimo, dissimulado. Sim, porque as fartas provas e condenações do deus Lula de nada valem para você. Cobrar honestidade de um administrador público e adorar um bandido egresso do sistema prisional é muito irracional, para não dizer estúpido.

Seu assombro com os muitos jornalistas que trocaram a credibilidade de suas carreiras pelos likes de uma seita não faz sentido. Há uma legião de “jornalistas” pronta a defender toda e qualquer ação de Lula, e a comandar novamente sua própria rede de fake news. E você vai ajudar a viralizá-las.

Lembre-se, caro militante da estrela vermelha, que vocês criaram esse populismo messiânico que testemunhamos atualmente. O messias que nos governa soube apenas encarnar os anseios de uma claque de cegos sedenta por um populista para chamar de seu. Lembre-se também que nossa concordância de hoje é pontual. Lembre-se, principalmente, que – ao contrário de você – minha postura e meus conceitos permanecerão os mesmos, independente de quem vier a ocupar a presidência em 2023.

Por fim, leitor (ou ex-leitor) petista, jamais se esqueça de que considero você e seus companheiros tão hipócritas, tão incoerentes, tão irresponsáveis e tão obtusos quanto seus irmãos da seita contrária. Meu foco hoje está voltado para o criminoso que ocupa a cadeira de presidente. Mas minha luta é e será sempre contra tudo o que todos vocês representam.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário