Carma…

20230711_200723

“Desappareceo no dia 11 de casa do Sr. Jorge Karmm, na Fazenda Villa Theresa, tendo sahido com licença para passear, a preta Rita, de nação Benguella, de altura regular, falla ligeiro e tem o dedo pequeno do pé um pouco levantado; levou chale de merinó amarelo, vestido de chita em cassa, de babados com barra azul, e tem muitos signaes de castigo no corpo. O abaixo assignado dá boa gratificação a quem a apprehender, e protesta com todo o rigor da lei contra quem a tiver acoutado. Villa Theresa, 15 de julho de 1885.”

“Perdeo-se uma caixinha de velludo, encarnada, com 5 alfinetes de brilhante. Roga-se a quem achar o favor de entregal-a em casa da Sra. Antónia Karmm. Villa Theresa, 18 de julho de 1885.”

“Compra-se berço, novo ou cacareco. Importa que esteja imaculado. Aceita-se troca por alfinete de brilhante. Se alguém nestas circumstancias a quiser engajar, dirija-se a esta typographia que se lhe dirá quem precisa. Ribeira, 03 de março de 1902.”

“Precisa-se de criada que seja moça e morigerada, branca ou de côr, para acompanhar e servir a um senhor enfermo. Previne-se que o ancião, apesar de acartado, comporta-se amiúde como sacripanta. Disponibilizar-se-á catre para dormida. Tratar com Saulo Karmm. Villa Theresa, 23 de dezembro de 1913.”

“Aluga-se livros de anatomia. Assevera-se que a colecção servirá de consulta a mancebo asseado, austero e arrazoado. Dá-se como garantia 2 alfinetes de brilhante. Tratar com Oswaldo. Ribeira, 12 de outubro de 1920.”

“Vende-se quinta centenária conhecida como Villa Theresa. Casa grande e magnificente em condição passável. Senzalas e estábulos carecem de melhoramentos. Aceita-se troca e pagamento fiado. Tratar urgente com Saulinho dos conhaques. Villa Theresa, 10 de maio de 1932.”

“Contrata-se carpinteiros, pintores, artesãos, zeladores e agricultores. Apresentar-se na antiga Villa Theresa, portando documento de identificação e carta com a história de vida. Tratar com Dr. Oswaldo. Fazenda Santa Rita, 20 de novembro de 1932.”

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário